8 de outubro de 2010

BC Europeu pede à China que valorize sua moeda mas premiê Jiabao diz que “yuan está muito bem”

 

A União Europeia pediu nesta terça-feira à China que permita uma “significativa” valorização do yuan, juntando-se ao mantra do governo Obama para que o país asiático se renda na guerra cambial encabeçada pelo dólar.

Segundo as samaritanas autoridades europeias, a flexibilização do regime de câmbio chinês é muito “importante para permitir um crescimento mais equilibrado em benefício da China” e da economia mundial.

  A desinteressada mensagem foi transmitida pelos presidentes do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, do Euro-grupo, Jean-Claude Juncker, e o comissário europeu de Economia, Olli Rehn, diretamente ao primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, com quem se reuniram em Bruxelas em paralelo à cúpula UE-Ásia.

“Devido ao importante papel da China, achamos que uma valorização ordenada, significativa e ampla permitirá promover um crescimento mais equilibrado em benefício da China e da economia mundial”, afirmou Juncker depois do encontro. “Queremos que a China equilibre seu crescimento e aumente o consumo local para reduzir o peso de suas exportações”, completou Jean-Claude Juncker de Calcutá.

Na véspera, em seu discurso durante a abertura da cúpula UE-Ásia, Jiabao disse que a China manterá as taxas de câmbio das principais moedas “relativamente estáveis” com o objetivo de “favorecer a recuperação econômica”.

Para o comissário europeu de economia Rehn, “se o euro tiver que seguir suportando uma carga desproporcionada no ajuste das taxas de câmbio mundiais, a recuperação da economia da zona do euro poderia ser debilitada”. O arguto comissário europeu não congitou em nenhum momento pedir a Obama que valorize o dólar para ajudar a UE.

SEZARIO SILVA

Nenhum comentário:

Geografia do Brasil Para Diplomacia- Curso Atlas IRBr Headline Animator