A China e a Rússia têm dado grande importância para cooperação bilateral no setor de energia em que ambos os países têm obtido êxitos e contam com amplas perspectivas. Todo o esforço de cooperação profunda nesse âmbito entre os dois países terá significado estratégico”, afirmou o vice-primeiro ministro chinês, Wang Quishan, durante encontro com vice- premier russso, Igor Sechin, em Tianjin no norte da China, durante reunião preparatória para a visita do Presidente da Rússia, Dimitry Medvedev, à China em 26 e 28 de setembro.
A China está disposta a colaborar com a Rússia para expandir a cooperação energética em petróleo, gás natural, energia elétrica, nuclear, carvão entre outros, com ânimo de cooperação ativa em benefício mútuo, acrescentou Wang Quishan.
Em agosto a Rússia lançou oficialmente o projeto de construção de oleodutos que transportará petróleo da Sibéria oriental para a China e que estará em pleno funcionamento no final de 2010. O projeto é parte de um acordo bilateral de crédito para petróleo firmado em 2009 pelo qual a China oferecerá a Rússia um crédito de longo prazo de 25 milhões de dólares e a Rússia enviará à China 300 milhões de toneladas de petróleo cru.
Igor Sechin reafirmou que “a Rússia está disposta a subministrar continuamente e por longo tempo petróleo através do oleoduto para a China assim como continuar promovendo as discussões bilaterais cada vez mais estreitas sobre o fornecimento à China do gás natural, carvão, energia elétrica e nuclear, eficiência energética e novas energias.”
Durante a reunião foram assinados três documentos de cooperação na área de petróleo, carvão e liquefação de carvão e em seguida os vice-ministros dos dois países participaram da cerimônia de colocação da primeira pedra fundamental da Refinaria de Petróleo China-Rússia Earstern Petrochemical em Tianjin.
ROSANITA CAMPOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário