14 de março de 2010

Índia anuncia projetos de US$ 1 bilhão e 350 milhões em gasodutos em Mianmar

 

“OOs governos da Índia e da antiga Birmânia, hoje Mianmar, anunciaram no dia 3 de março que a Índia investirá 1 bilhão e 350 milhões de dólares em projetos de gás na Birmânia em 2010.

1 bilhão e 100 milhões de dólares serão investidos pelas empresas indianas ONGC – Oil and Nature Gás Corp e GAIL – Gás Authority of Índia Ltd. em exploração de dois blocos de gás e construção de um gasoduto para o qual a china já investiu 250 milhões de dólares.

Com investimentos de mais 167,8 milhões e 83,8 milhões de dólares das empresas indianas ONGC e GAIL respectivamente, a Índia passará a ter uma participação de 12.5% em outro gasoduto que a principal petroleira chinesa, a China National Petroleum Corp, começou a construir no ano passado e que começará a transportar em 2013.

Esse último é um gasoduto de 771 Km que ligará a ilha birmânica de Maday no oceano Índico ao Yunan no sul da China. As duas jazidas de gás ligadas por esse gasoduto são exploradas conjuntamente pela ONGC e GAIL indianas e dois grupos sul-coreanos – Daewoo e Korea Gás Corp.

A Birmânia está submetida a sanções econômicas severas por parte dos EUA e União Européia, mas seus vizinhos asiáticos, principalmente China, Índia e Tailândia parecem não dar muita importância a isso e mantém boas relações e alguns importantes investimentos no país.

Nenhum comentário:

Geografia do Brasil Para Diplomacia- Curso Atlas IRBr Headline Animator