21 de agosto de 2008

Tipos de Solos

Alissolos
Solos constituídos por material mineral caracterizados pela diferença de argila em atividade.
Cambissolos
Pouco profundos ou rasos; ausência de argila acumulada. São moderadamente drenados apresentando caráter alumínico.
Gleissolos
Solos permanentemente saturados por água, exceto quando drenados. São caracterizados pela forte gleização, ocasionalmente podem ter textura arenosa.
Latossolos
Apresentam avançado estágio de intemperização, pois são destituídos (virtualmente) de minerais primários e secundários; normalmente são muito profundos.
Nitossolos
Composto por material mineral com argila de baixa atividade. Geralmente são de moderadamente ácidos a ácidos; profundos e bem drenados.
Argissolos
Caracterizam-se pela baixa atividade da argila; são considerados de forte a moderadamente ácidos.
Luvissolos
Tratam-se de solos minerais, não hidromórficos, com argila em alta atividade. Podem variar de bem a imperfeitamente drenados, sendo pouco profundos
Neossolos
São solos constituídos por material mineral ou orgânico pouco espessos (30 cm). Não modificam seu material originário por apresentarem resistência ao intemperismo, a composições químicas e também devido ao relevo que pode impedir ou limitar sua evolução.
Chernossolos
Normalmente pouco coloridos; quanto à drenagem, podem ser bem ou imperfeitamente drenados. São solos de moderadamente ácidos a fortemente alcalinos, predominando o cálcio e o magnésio em sua composição.
Vertissolos
São solos compostos por material mineral com horizonte vértico entre 25 e 10 cm de profundidade. Variam de pouco profundos a profundos com ocorrência de solos rasos.
Podzólico
Podzólico é uma classe de solos, são solos cujo o estágio de intemperismo é mediano, é um solo mesnos intemperizado, que o latossolo por exemplo.
Solos podzólicos geralmente, possuem argila do tipo 2:1, más predomina argilas do tipo 1:1 e argilas sesquióxidicas, que são os óxidos de Fe e Al.
São solos que a presentam o horizonte B textural, conhecido como horizonte Bt.
Basicamente é isso, qualquer dúvida, entra no site da Embrapa Solos >>>> www.cnps.embrapa.br

Nenhum comentário:

Geografia do Brasil Para Diplomacia- Curso Atlas IRBr Headline Animator