Rússia testa com sucesso míssil intercontinental
A Rússia testou com sucesso, na quarta-feira, um novo míssil balístico intercontinental com capacidade para penetrar defesas antimísseis, incluindo os tais "escudos" que Bush começou a construir e Obama continua ao largo da fronteira da Rússia. O Topol-M.
O Ministério de Defesa de Moscou anunciou o primeiro lançamento do novo míssil, que ocorreu na plataforma de Plese- tsk, no norte da Rússia, informou o ministério em comunicado, acrescentando que foi disparado desde uma plataforma móvel.
O planejado sistema de "defesa" da OTAN na Europa, encabeçado pelos Estados Unidos, o tal escudo na fronteira russa, foi denunciado pelo governo de Moscou como uma ameaça potencial a suas forças nucleares, e rechaçou as afirmações norte-americanas de que o mesmo teria como fim enfrentar uma possível "ameaça iraniana".
Igor Korotchenko, presidente do Conselho Público adjunto ao Ministério de Defesa, enfatizou que o novo armamento desalentará toda tentativa de neutralizar o potencial estratégico russo com a criação do sistema de "defesa" antimísseis (DAM) dos Estados Unidos na Europa.
Neste contexto de beligerância, a OTAN disse que quer "cooperar" com a Rússia na questão do escudo antimísseis, mas rechaçou a proposta do Kremlin de operá-lo em forma conjunta. Sem um acordo de cooperação, Moscou exige garantias de que qualquer suposto escudo de defesa não esteja dirigido para a Rússia e alertou que poderá tomar medidas militares. O ministério informou que a ogiva do míssil de teste, chegou com sucesso a um alvo designado na península de Kamchatka, no leste distante do país.
O novo míssil "fortalecerá a capacidade de combate das forças estratégicas compostas por mísseis graças a sua capacidade de penetrar possí- veis sistemas antimísseis", disse o ministério.
O chefe das Tropas Espaciais da Rússia, Oleg Ostápenko, elogiou ainda as qualidades do radar de alerta antimísseis Voronezh-M, em fase de prova desde o dia 23 na província de Irkutsk, na Sibéria, com alcance de até seis mil quilômetros.
'via Blog this'
Nenhum comentário:
Postar um comentário