22 de junho de 2008

Índios do CIR fazem tour pela Europa em campanha pela reserva Raposa Serra do sol


Bancados por Ongs estrangeiras, dois representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) iniciaram esta semana um tour pela Europa, para uma série de audiências em seis países em busca de apoio à manutenção da demarcação em área contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol.
A demarcação está sendo questionada na justiça e será definida pelo Superior Tribunal Federal (STF), provavelmente no início de agosto. O coordenador do CIR, Dionito José de Souza, define as Ongs que estão financiando a viagem como “parceiros da Europa”.
Na viagem, o índio makuxi Jacir de Souza, que também é coordenador do CIR, e a wapichana Pierlangela da Cunha, professora indígena, vão se encontrar com governantes, parlamentares e representantes de Ongs na Inglaterra, Bélgica, Espanha, Itália, França e Portugal.
Dionito nega que o objetivo da viagem seja obter recursos financeiros, mas que não sabe exatamente de que forma os estrangeiros podem ajudar. “Queremos dizer que somos pessoas, gente que procura os seus direitos, para que o mundo dê reconhecimento total aos povos indígenas. O que puderem fazer de bom para nós será bem-vindo”, afirmou o coordenador.
O tour, previsto para se estender até o dia 8 de julho, faz parte da campanha Nossa Terra, Nossa Mãe, organizada por diversas Ongs “defensoras” dos direitos indígenas.
Questionado sobre se a viagem não reforçaria a tese de que parte dos índios de Roraima são manipulados por interesses internacionais, Dionito disse: “Se fosse assim, o tio Lula (o presidente da República) não sairia para viagens internacionais, com grandes reuniões em Genebra, na Áustria, na África. Os indígenas também têm direito. Só porque o Ronaldinho joga na Europa, ele quer internacionalizar o país?”, argumentou.
Sobre a decisão do STF, o coordenador do CIR sinalizou, “aceitar, seja ela qual for, não. Temos um plano de Raposa Serra do Sol em área contínua e isso já foi reconhecido, conversado com o governo federal e a Funai (Fundação Nacional do Índio). Se existe lei, tem que vir por esse lado aí”.

Nenhum comentário:

Geografia do Brasil Para Diplomacia- Curso Atlas IRBr Headline Animator